Seguidores

Uma reação diferente !

Essa mensagem não é daquelas que dizemos; "- Que bonitinha!" Mas de dizer ''- Essa é de doer!" Vamos lá!

Lucas 22.15-23

15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.
22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!
23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto.

Introdução

A ceia era um momento de confraternização, mas ali também se revelava propósitos escondidos.

Dessa forma podemos dizer que Jesus é um estraga prazeres! A festa estava tão boa, por que Ele tinha que falar de traição? Porque naquela confraternização alguém tinha um propósito escondido. Por de traz de um gesto aparentemente inocente pode haver propósitos escusos.

Eu ouvi uma história que na idade média as pessoas batiam suas taças de vinhos com o propósito de misturar o conteúdo umas das outras e foi daí que surgiu o nosso Tim-Tim. Por de traz da aparente cordialidade daquela confraternização, de tocar as taças umas nas outras, havia a intenção de se precaver de um envenenamento. Assim o assassino estaria correndo riscos de provar do próprio veneno.

Você pode avaliar e conhecer um pouco das relações humanas simplesmente prestando atenção nas ações e reações.

Ação

É possível planejar a ação com cuidado. Se eu for dizer algo para alguém, posso fazer um ensaio mental deste dialogo, ou seja, posso decidir o impacto que eu desejo de que cada palavra ou frase fará nas pessoas que eu me dirigir. Também posso planejar respostas múltiplas para cada resposta e para o rumo que aquela conversa se mover. Há pessoas que possuem habilidade em responder positivamente a cada situação devido ao preparo e planejamento. Hoje há cursos e muita literatura sobre este assunto.

Reação

Eu não posso planejar a minha reação, pois ela depende do meu estado emocional, minha reação tem maior relação com o que realmente há no meu interior. Se uma pessoa pisa no meu pé, e for um hábito meu de falar palavrão, este sairá com todas as letras. Só depois que passar a dor e a raiva, é que vou meditar na minha reação de ter falado aquele palavrão. Foi uma reação, e teve haver com soma daquilo que não está na superfície da minha existência, mas no oculto. A reação negativa é o resultado da falta de domínio próprio. O que só é conquistado mediante o exercício de autocontrole. Ninguém nasce com domínio próprio, alguns tem maior facilidade porque esta pessoa se convence a fazer o certo.

Discípulos

Veja um pouco destas coisas escondidas observando o conteúdo do verso 24. “Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.”

Você pode dizer: - Como é que pode; Jesus querendo comunhão e a turma discutindo quem vai receber o que!

Aí está a prova do que eu estou te falando, a reação dos discípulos! Provavelmente começaram a discutir alto e a falar raivosamente. Não era o Aramaico o idioma falado e sim o sarcástico! Pedro deve ter pronunciado sua visão da coisa:
– Pessoal como eu fui um dos primeiros e possuo mais vantagens e privilégios neste Reino e...
André não deixou por menos:
- Tudo tem que ser dividido igualmente respeitando a ordem alfabética “A” de André! Eu sou o vice e meu voto é...
Logo cortado por Tomé que dizia:
- Cadê a prova que são vocês que devem mandar mais? Eu tenho uma visão mais objetiva...
João que tinha o apelido de ‘filho do trovão’ disparou!
- Isso é palhaçada, ninguém vai mandar em mim!
Mateus levantou a voz se gabando;
- Não é possível que gente que não sabe nem escrever o nome e fazer contas vai saber dirigir um ministério!
Bom, a discussão foi longe... Até que Jesus interrompe aquela gritaria. “...o maior
entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.” V26.

Podiam ter dormido sem essa!

Muitas vezes eu tenho uma visão distorcida das minhas atitudes, porque sempre embrenhado nelas, há uma boa porcentagem de reação. Isso mesmo! Aquela que eu nem percebo, mas faço! Romanos 7

Este é um dos pontos porque eu posso machucar as pessoas mais próximas. Eu me acho bonzinho, mas as minhas reações machucam e não percebo porque não as planejei e na maioria das vezes não me dou conta disso.

Há uma distância entre nossas palavras e nossas ações. Como se fosse uma grande descoberta isso que estou te falando. Você mesmo já deve ter dito isto para alguém.

O que devo fazer quanto a isso?

Será que choramos ou covardemente dizemos: - Nunca o conheci!

Na mesa havia doze, mas na crucificação só um!

Jesus disse que eles estavam juntos nas tentações, mas não nas provações v28 “ Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.”

Não preciso explicar a diferença, ou é preciso? Tudo bem, vou explicar.

Tentação é a posição que o diabo tem de fazer você cair. E a provação é a posição que Deus tem de fazer você crescer! (Como diz meu tio Zé: - É igual, mas é diferente!)

Jesus esperava uma reação diferente a aquela que costumeiramente eles teriam. Eles duvidavam, eles dormiam, eles negavam, traiam e fugiam! Que turma hein!? Nada parecido com aquilo que os lideres e pastores enfrentam com seus ‘discípulos’! Se você é pastor sabe do que eu estou falando! Se não, pergunte ao seu pastor se você já fez algo parecido!

Jesus espera uma reação diferente!

Acolher ao invés de rejeitar!
Compreender ao invés de julgar!
Amar ao invés de criticar!
Se calar ao invés de comentar!
Cooperar ao invés da indiferença!
Obedecer ao invés de manipular!
Adorar ao invés de murmurar!

Uma reação diferente!

Num sábado a noite chegou em casa o motoboy da pizzaria. Hum! Com dois pets de coca-cola e duas pizzas. Uma de portuguesa e a outra mussarela com rodelas de tomate. Eu disse para o entregador que não era aqui, que era um engano e ele deveria procurar o endereço certo!
Ele disse que era para Ricardo e Dayse e que já estava pago! Não podia ser um engano! Não seria possível existir outro Ricardo e Dayse! Uma coincidência? Exatamente as pizzas que a família Corrêa gostava.

Comemos aquelas pizzas e desfrutamos das ‘coquinhas’ geladinhas com a enquete; - Quem será que mandou? Será que é fulano? Será que sicrano?
Meu filho afirmava: - Pai com certeza é beltrano!
Ficamos dias sem saber! A curiosidade era muita, pois os detalhes nos inquietavam. Nossas pizzas preferidas, e a coca... Não precisa nem falar!

No fim eu descobri que a pessoa que foi decisão unânime na enquete e que seria IMPOSSÍVEL ter uma atitude destas... Foi a que enviou as pizzas! UM ZAQUEU !

Ele teve uma reação completamente diferente! Ele depois me explicou que o Espírito Santo falou na sua mente quando estava na pizzaria fazendo um pedido para sua família: - Compre uma portuguesa e uma mussarela com tomates para a família do pastor Ricardo. Preste atenção no detalhe, mussarela com tomates! Eu digo com “bastantes tomates” este é o meu pedido!

Uma história de um escorpião que queria atravessar um rio.

O escorpião então pediu para que o sapo o ajudasse, e o sapo explicou que não o ajudaria, pois temia ser “ferroado pelas costas”. Escorpião jurou de patas e garras juntas que não faria isso pelo motivo de que eles podiam se afogar juntos. O sapo pensou nesta lógica e concordou. Já no meio do rio sentiu uma ferroada nas costas e já afogando junto como escorpião perguntou por que ele havia feito isso e que agora os dois iriam morrer. O Escorpião se debatendo e se afogando exclamou! “Me desculpe sapinho...“é a minha natureza!””

Jesus quer transformar a sua natureza! Isso fará com que sua “reação” seja como a dEle tem sido! Sempre uma reação de amor a ofensa que diariamente fazemos contra Deus.

Surpreenda Jesus agora! Tenha uma reação diferente a habitual! Uma reação diferente a indiferença ao clamor do coração de Deus que diz: Enchei-vos do Espírito!

Tenha uma reação diferente a reação negativa e que delata o que verdadeiramente há em seu interior!

Uma reação diferente a aquela que habitualmente se tem!

Jesus naquela ceia e que era a sua última, desejava um ambiente de amor, cumplicidade, consolação e talvez fosse isso que Jesus esperava dos seus discípulos depois de tanto tempo juntos. Mas o que houve foi uma grande decepção com eles. Mas, Jesus não os tratou conforme mereciam, Jesus também não nos trata segundo merecemos. Jesus teve uma reação que revela sua natureza. Ele disse a eles que confiava e que daria uma posição de honra a cada um! V29 e 30. Esse é o Deus que eu sirvo!!

O que você acha que os discípulos mereciam após esse papelão na ceia? – Cambada! Vocês estão demitidos! Tipo aprendiz! Sim! Eles mereciam isso! Só que Deus é misericordioso com a minha miséria e com sua miséria! Como é que você gostaria de ser tratado depois que percebesse que fez um papelão daqueles ou pior? MISERICÓRIA, deve ser a sua resposta! Então? Não fazemos nós o mesmo que os discípulos na mesa, indignados que uns se acham maiores que outros? E reivindicamos nossos direitos acima dos direitos dos nossos ‘igualmente filhos de Deus’?!

E aí, vamos ter uma reação diferente?

Este é o Caminho da Adoração...

Um abraço!

Medindo a minha Estatura

Vamos falar sobre crescimento !

Efésios 4:13

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Introdução

V 13 “à medida da estatura de Cristo.”

Eu hoje estava rindo de quando eu era menino e a maioria das vezes que minha mãe me pedia para buscar algo para ela, eu acabava me distraindo com outras coisas e dificilmente fazia do jeito que ela me pedia. Lembrei de um dia que ela me pediu para ir ao escritório de um Jornal A Cidade no Centro de Ribeirão Preto e colocar um ‘anuncio’ de uma lanchonete que eles queriam vender. O caminho era simples, depois do colégio, fazer o ‘Anuncio’, pagar e pegar o ônibus de volta.

Mas, a distração levou-me a ter uma idéia! O raciocínio lampejou dentro da minha cabeça como o disparo do flash de uma maquina fotográfica. Veja a minha linha de planejamento.
- Vou pegar o troco, e comprar uma passagem de ônibus e dar um pulinho até a cidade de Bonfim Paulista.

Uau! Que grande idéia! Como diria o pessoal da ‘Corrida Maluca’: - Pé na tábua!

Fui então, feliz da vida, meditando sobre - como eu era esperto e descolado! Planejei uma viajem sozinho, e com troco do Anuncio. Diversão! Liberdade! Sem prestar contas! Uma delicia!
Quando eu chegar, irei surpreender o meu pai e minha e mãe: – Pai e mãe, eu fui sozinho à Bonfim Paulista. Vai ser o máximo!

Quando cheguei à rodoviária da outra cidade desembarquei e fui logo comprar a passagem de volta, antes de desbravar as ruas de Bonfim Paulista e viver meu papel de um Borba Gato da Roça.

Hein! Espera um pouco! Não é possível! Cadê o dinheiro da volta! Meu Deus! Estou literalmente na Roça! Meu lampejo só pensou na ida, e a volta!?
Esta história ainda não terminou! Deixa eu te dizer algo. Hoje graças ao meu crescimento e maturidade, ou seja, pela minha estatura, não faria aquela loucura.

Estatura

Veja em Lucas 19:3 ...procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.

Por que Zaqueu não podia ver quem era Jesus?

Por causa da multidão e por ser ele de pequena estatura. A multidão era o primeiro obstáculo.

Sua estatura era o seu segundo obstáculo.

Minha estatura é o obstáculo para ver, e entender as coisas espirituais.

A minha estatura em Cristo é a medida do quando eu conheço, vivo e experimento de Deus.

A minha ‘estatura’ não era suficiente para dominar a ansiedade motivada por um impulso de ‘fazer o que dá na telha’.

Qual é hoje a sua estatura em Cristo?

Leia este texto de Levítico 21.17-20.

17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém dos teus descendentes, nas suas gerações, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
18 Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de rosto mutilado, ou desproporcionado,
19 ou homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada,
20 ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo esmagado.

( ‘...esmagado...’ Não dá nem pra pensar...Ái, ái, ái... ! Não quero falar sobre testículos esmagados! (risos))

Vamos continuar a falar sobre estatura, é bem melhor.

Leia o verso 20. Anão envelhece, mas não cresce. Pouca estatura, não se chegará para oferecer o pão do seu Deus! Como existem anões espirituais no Reino de Deus! Envelhecem mas não crescem! Só mudam de igreja, como se isso fosse ajudar no crescimento, é uma desgraça, pior que eles, são os pescadores de aquários!

Crescer dói. O processo de crescimento é dolorido. Servir o Pão de Deus. Este serviço não é para qualquer um, é só para homens e mulheres especiais!

Sua família precisa comer do pão vivo senão eles vão morrer! Você precisa comer se não vai morrer!

Curiosamente Deus deixa uma opção para aquele que não quer servir o pão. Ele pode comer o pão.

Altar e o Véu

Levítico 21.21-23.

21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; ele tem defeito; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
22 Comerá o pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o SENHOR, que os santifico.

No verso 22 diz que poderá comer do pão do santíssimo e do santo. Mas, como dizem: A pergunta que não se quer calar! Como este pão virá a sua mão?

É mais fácil viver da vida espiritual dos outros. Alguém com mais estatura vai buscar o pão para você, ou outros vão trazer, mas você nunca poderá chegar ao Altar nem no Véu. Isto significa. Viver das experiências dos outros, ‘viver de favor’, viver de muletas! Isso não incomoda? Não te preocupa? Eu sei que é muito cômodo.

Você nunca poderá ver o que há atrás do Véu. E nunca poderá passar pela experiência do Altar!

O que o altar representa?

O Altar representa um lugar de aceitação, transformação. Caim sentiu a rejeição quando sua oferta foi ignorada. E o sentimento resultante foi o de matar Abel que passou pela experiência do Altar e foi aceito. Infelizmente é comum matar aqueles que passam pelo Altar

A transformação é processada na mente do individuo como a única opção de vida. Não há outro modo de se conseguir aquilo que realmente tem valor. Ser transformado para se parecer com o ser adorado. Nós temos a aparência daquilo que adoramos. É isso que o verdadeiro adorador busca. “Transformação”! Não é possível permanecer na presença de Deus sem ter nascido de novo.


O que o véu representa?

Limite de acesso. O véu representa a separação. O Véu separa, e limita o acesso. O Véu impõe um limite que não pode ser ultrapassado dando acesso ao desconhecido, ou desejado e ao lugar especial que só é possível conhecer se preencher o quesito crescimento ou estatura de Cristo.

Curiosidade. Esta é a causa de muitas descobertas. É claro que curioso para o bem e não para o mal. Isso já dá outra Palavra. Ser curiosos só para o bem! Não ter curiosidade sobre informações da vida alheia ou de fofocas.

O Véu marcava a separação do homem e Deus, sem acesso, sem ver a face de Deus, sem experimentar a Deus, sem conhecer os segredos dEle! Sem desfrutar das coisas de Deus!
Que horrível separado do Pai e sempre necessitando que alguém fale por você! Ir ao Véu é vencer aquilo que por toda vida separou você daquilo que você deseja.

E afinal, como é que voltei para casa?

Naquela história que eu contei no começo, sabe o que foi mais difícil para mim? Foi dizer para
‘alguém’ que podia me ajudar a ‘voltar’ para casa que eu estava sem condições para voltar. Meu orgulho não deixou que eu buscasse ajuda, afinal teria que dizer que aquela brilhante idéia eu a tive sozinho, ou seja. “Eu era o único responsável de estar naquela situação!” Existem muitas situações que nós mesmos procuramos e nos afundamos nelas.

Se eu ligasse para meu pai, ele na mesma hora pegava o seu carro e iria ‘voando’ me buscar. (‘voando’, é uma força de expressão - ele não era o Superman - rs)
Mas eu preferi voltar a pé! Podia ter sido seqüestrado, estuprado, atropelado.

Voltar a pé e devagar e vulnerável não é a melhor opção. Pense na palavra, ‘radical!’ O que ela significa para você? Pois bem, é assim que deve ser. Radical na decisão de voltar, de pedir ajuda e de reconhecer que errou!

Eu voltei a pé até o centro de Ribeirão Preto, e quando cheguei à praça dos ônibus, uma senhora me abordou e disse: - Você é o menino que está perdido?! A descrição que estava na maioria das rádios AMs e Fms da cidade foi o modo pelo qual ela me reconheceu. Aquela mulher tentou me ajudar a voltar mais rápido para casa. Ela disse assim: - Menino seus pais estão loucos atrás de você, eu vou te dar o dinheiro para você pegar o ônibus e voltar para seus pais. Sabe o que eu fiz? Saí correndo! Ainda assim, sabendo disso, eu quis voltar do meu jeito.

O Pai celeste coloca pessoas para promover meios mais rápidos de chegarmos seguros em casa, mas nem assim queremos. Até a volta tem que ser do nosso modo! Como somos difíceis!

E você?

Você está onde Deus queria que você estivesse? Você esta fazendo o que Deus mandou você fazer? Você está crescendo como Deus gostaria que você crescesse? E mais algum lampejo como o que eu tive?

Volte para Deus, reconheça, arrependa-se! Seu Pai virá num querubim para te socorrer! Ele pode voar ao seu socorro!

Salmos 18.10. Leia todo o capítulo se tiver curiosidade.

Um abraço.

As Marcas que contam Histórias

Vamos falar sobre marcas!

Atos 19.11-16
11 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
13 E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
14 Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.
15 Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?
16 E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.


Uma empresa antes de lançar sua Marca, Logo ou aquela frase que caracteriza o porquê nós precisamos dela, procura sintetizar e transmitir nesta marca ou frase credibilidade e que essa Logo que representa uma idéia possa atrair e marcar seus consumidores por gerações.

Uma Empresa que deixou uma lembrança forte da minha infância foi “JUMBO E ELETRORADIOBRAZ” a Logo era um elefantinho, rsrs. Eu sabia que quando meu pai chegava em casa com a sacolinha do elefantinho, lá havia um presente, e este presente me trazia alegria.

Todos nós possuímos marcas em nossa memória, e estas ‘Marcas’ contam histórias. Algumas felizes e outras tristes.

Uma canção lembra uma emoção vivida no passado, um perfume lembra alguém e um lugar lembra uma época. São marcas que contam histórias!

Tem gente que faz tatuagens para homenagear alguém, para se identificar com uma tribo urbana ou para nunca mais se esquecer de alguma ideologia. Jesus tem umas marcas nas mãos que Ele mesmo gravou para nunca mais se esquecer de mim e de você! Nossa! Que radical !

Isaias 49.13-16
14 Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.
15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
16 Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;

Eu e você também deixamos Marcas em Jesus por causa do nosso pecado de incredulidade, desobediência e rebeldia!

João 20.25-27
25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.

Quando Tomé colocou suas mãos nas marcas no corpo glorificado de Jesus, veja que estas marcas até hoje ainda estão lá, Tomé pode lembrar-se da principal história! A história de AMOR de Deus para com o homem! Essa história é a de João 3:16... Aquelas marcas contavam histórias!!


Não são somente perfumes, musicas ou lugares que deixam marcas em nossas lembranças! Objetos também deixam marcas em nossa memória e estas marcas contam histórias. Eu tenho um relicário, você sabe o que é um? Bom, é um tipo de museu particular. Em meu relicário eu tenho a primeira partitura que estudei, ela é de 1982. Quando eu pego naquela pasta eu revivo cada momento gostoso no teatro municipal de Santos. Que tempo bom aquele!

Viu?! Objetos contam histórias! E você também deve ter alguns que contam histórias.
Passeando com meu filho em uma exposição de calçados nos deparamos com uma sapatilha, não era uma simples sapatilha, mas ela pertenceu a Mikhail Nikolaevitch Baryshnikov, sabe quem é? Os olhos do meu filho saltaram! Você sabe o que ele lembrou? De um historia de superação! Ele se lembrou de uma história e pensou: - Eu também posso chegar lá!

Lá no primeiro texto que lemos conta que os objetos eram levados e pessoas eram curadas! Será que alguém guardou algum lenço ou um aventalzinho ou quem sabe um pedaço deles para por em algum relicário? É claro que sim, mesmo que não esteja explicitamente escrito é perfeitamente legitimo concluir que SIM! Se um paninho curou um pode curar outro e por certo aqueles paninhos viajavam levando esperança e principalmente uma história. A história de alguém que fazia milagres, uma vida dedicada e cheia da presença de Deus!

Naquele mesmo texto conta que sete homens, filhos de alguém que estava ligado às coisas de Deus, levaram uma surra do diabo. Eles não tinham nenhuma história com Deus! O próprio demônio disse que os nomes de Jesus e Paulo mencionados, contavam histórias, mas nem os perfumes, rostos, sons das vozes daqueles filhos de Ceva contavam nenhuma história de que o demônio pudesse se lembrar e temer. Apanharam feio até que eles se transfomaram numa triste história. Deixaram roupas rasgadas para trás, fugiram nus e feridos. Será que aquele demônio guardou aquelas roupas rasgadas no seu relicário pra lembrar mais tarde?

Eu estou deixando marcas em pessoas ao escrever sobre isto, minha vida esta deixando marcas por onde eu passo e com aqueles que eu convivo. Muitas pessoas deixaram marcas em mim algumas como as das sacolinhas com o elefantinho, que alegria! Outras marcas contam histórias doloridas.

Você também está deixando marcas e estas marcas contam histórias!

Que histórias outros lembrarão quando tiverem algum contato com as “Marcas” que você deixou?

Deus abençoe você!

O que devo valorizar e o que devo desprezar 2



Marcos 2:21-28 3:1-6


Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.

A nova vida em Jesus é cheia de novidade e cercada de coisas novas, por isso que em 2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.2 Coisas novas trazem alegria e renova todas as nossas forças.

Coisas novas trazem esperança.
Assim como é bom um carro novo, uma TV nova, um computador novo, uma casa nova, um bebê novo!
Tudo que é novo precisa de cuidados diferenciados. Até o plastiquinho a gente não quer tirar...

Não é diferente com o Reino de Deus!
Muitas pessoas querem continuar com coisas novas junto com as coisas velhas. Tudo de Deus e tudo do diabo. Tudo da velha vida e tudo da nova vida.
O texto diz que o remendo novo arranca pedaço do velho e a rotura fica maior ainda.
Assim você perde tanto o novo quanto o velho.
Por isso escolha ficar com o novo e não com velho.

1. Mais uma vez Jesus nos ensina o que devemos valorizar e o que devemos desprezar. Quero compartilhar algumas coisas que aprendi neste texto:

Marcos 2;23-28.

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Valorizamos a nossa posição de pensamento, convicções e tradições do que as pessoas. Supervalorizamos as estratégias e subvalorizamos as pessoas.
Síndrome de Síndico: (Muitos Sidicos acham que são deuses no condomídio. )Esquecemos que quem manda é o Senhor.

2. Valorizamos mais o que é nosso e não nos importamos com o que é dos outros.

Marcos 3;1-6.


De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!
Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.
Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida

Você tem inveja? O crente tem inveja?

Inveja é: Quando achamos que a pessoa não merece o quem tem e somente você deveria ter. É um sentimento de inferioridade e irritação.
Cobiçar é: Querer a única coisa que a pessoas possui a qualquer custo. Desejo desordenado. (Davi e Urias)
Desejar possuir algo que na escala de valores é algo louvável ou por ser um padrão não é pecado!

Os fariseus tinham inveja de Jesus e cobiçavam a posição que ele tinha. Quem possui sentimento egoísta tem atitudes homicidas. Faz maledicência para destruir aquilo que ele inveja, e que, não poderá ter e nunca terá.


3. Jesus ensina que para não perdermos tudo, por insistirmos em continuar com as coisas velhas. Devemos escolher ficar só com o novo!

Marcos 2;22.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.



Por isso que a adoração "corrige nossa escala de valores". Adorar é colocar Deus em primeiro em minha vinha vida!
Jeremias 18:4. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Você precisa de um odre novo pra receber o novo de Deus! (vaso onde se põe o óleo precioso do E.S)

Coloque vinho novo em odre novo!