Seguidores



O que devo valorizar e o que devo desprezar
Mateus 13.44
44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

· Nossa vida é cercada por coisas de valor, Umas com grande valor outras com pouco valor, muitas com aparência de valor, mas sem valor algum, e poucas com valor imensurável.
· É possível medir o valor e a importância de cada item relacionado à sua vida pelo simples fato de saber o quanto tempo você passa envolvido com ela.
· A importância que damos ao “trabalho” mostra que sem ele não comemos, não vestimos, não moramos.
· O tempo que passamos com “pessoas” expõe um pouco do que gostamos ou gostaríamos de ser ou ter.
· O valor que damos as “coisas” exibe nossos valores.
· E “o que” “desprezamos” revela onde queremos chegar.


Jesus explica neste texto o que eu preciso e devo “valorizar e” o que eu devo “desprezar”!

Para ter as coisas que realmente têm valor eu preciso saber que vou ter que desprezar coisas de valor passageiro, momentâneo e terreno.

1) O tesouro traz Alegria Transbordante! v44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
a) Se você não sente alegria em buscar este verdadeiro tesouro, é por que você está iludido, e com um encantamento com o falso brilho da bijuteria, de que ela vai trazer alegria para seu coração.

2) O tesouro é oculto ele não está na primeira visão, na superfície é preciso procurar. V45-46
O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.

3) É preciso estar preparado para a seletividade Divina! v47-50 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.

4) A “bênção retida” é um tesouro muito esperado, entretanto você tem “entendimento” de este tesouro traz responsabilidades de ser compartilhado como um pai compartilha as coisas já conquistadas e aquelas que são recém conquistas. v51-52 Entendestes todas estas coisas? Responderam-lhe: Sim! Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.

5 Qual é o verdadeiro tesouro? As Coisas de Deus! O Reino de Deus!

6) O que é O Reino de Deus? Romanos 14.17 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça paz e alegria no Espírito Santo.
a) Justiça: Condição de ser aceito por Deus. Paz com Deus.
b) Paz: Sem perturbação mental, acusação por causa do pecado. O diabo nos acusa diante de Deus. O sentimento que se experimenta é um dos mais terríveis, o de perturbação, acusação, de estar na sujeira. O Espírito Santo convence o individuo do seu pecado e dá a esperança da se tornar limpo. Paz com a própria consciência.
c) Alegria “no” Espírito Santo: “No” é diferente de “Do”. “Do” Espírito seria vinda dEle, o que é maravilhoso, entretanto “no” significa nas coisa de Deus. No serviço cristão, na fidelidade nos dízimos e ofertas, no congregar constantemente, em tudo o que está relacionado com o Reino de Deus.

Nenhum comentário: