Seguidores

O que devo valorizar e o que devo desprezar 2



Marcos 2:21-28 3:1-6


Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.

A nova vida em Jesus é cheia de novidade e cercada de coisas novas, por isso que em 2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.2 Coisas novas trazem alegria e renova todas as nossas forças.

Coisas novas trazem esperança.
Assim como é bom um carro novo, uma TV nova, um computador novo, uma casa nova, um bebê novo!
Tudo que é novo precisa de cuidados diferenciados. Até o plastiquinho a gente não quer tirar...

Não é diferente com o Reino de Deus!
Muitas pessoas querem continuar com coisas novas junto com as coisas velhas. Tudo de Deus e tudo do diabo. Tudo da velha vida e tudo da nova vida.
O texto diz que o remendo novo arranca pedaço do velho e a rotura fica maior ainda.
Assim você perde tanto o novo quanto o velho.
Por isso escolha ficar com o novo e não com velho.

1. Mais uma vez Jesus nos ensina o que devemos valorizar e o que devemos desprezar. Quero compartilhar algumas coisas que aprendi neste texto:

Marcos 2;23-28.

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Valorizamos a nossa posição de pensamento, convicções e tradições do que as pessoas. Supervalorizamos as estratégias e subvalorizamos as pessoas.
Síndrome de Síndico: (Muitos Sidicos acham que são deuses no condomídio. )Esquecemos que quem manda é o Senhor.

2. Valorizamos mais o que é nosso e não nos importamos com o que é dos outros.

Marcos 3;1-6.


De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio!
Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.
Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida

Você tem inveja? O crente tem inveja?

Inveja é: Quando achamos que a pessoa não merece o quem tem e somente você deveria ter. É um sentimento de inferioridade e irritação.
Cobiçar é: Querer a única coisa que a pessoas possui a qualquer custo. Desejo desordenado. (Davi e Urias)
Desejar possuir algo que na escala de valores é algo louvável ou por ser um padrão não é pecado!

Os fariseus tinham inveja de Jesus e cobiçavam a posição que ele tinha. Quem possui sentimento egoísta tem atitudes homicidas. Faz maledicência para destruir aquilo que ele inveja, e que, não poderá ter e nunca terá.


3. Jesus ensina que para não perdermos tudo, por insistirmos em continuar com as coisas velhas. Devemos escolher ficar só com o novo!

Marcos 2;22.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.



Por isso que a adoração "corrige nossa escala de valores". Adorar é colocar Deus em primeiro em minha vinha vida!
Jeremias 18:4. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Você precisa de um odre novo pra receber o novo de Deus! (vaso onde se põe o óleo precioso do E.S)

Coloque vinho novo em odre novo!

Nenhum comentário: