Seguidores

O Mochileiro machista. Pegando carona na benção da esposa.

O Mochileiro machista.

Bem, é muito curioso como muitos homens pegam carona na benção dos outros, mais especificamente carona nas bênçãos das mulheres, ou seja, de suas esposas.
Hoje eu quero homenagear as mulheres com esta palavra, e Deus quer alertar os homens.

1 Samuel 2.30
Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.

A Palavra é muito clara em relação à semeadura do desprezo. “Quem despreza também será desprezado!” Há muitas esposas vivendo de migalhas do amor, migalhas da atenção e das finanças da casa.

A mulher fica sem voz até para comprar um batom. A esposa de um conhecido meu muito bem de vida e cheio da grana, comentou que o ‘tio patinhas do marido’ a condicionava psicologicamente a viver uma vida excêntrica, ou seja, viver como se fosse mulher de um pobre cristão assalariado. Ela só tinha um batom e aceitava isso porque se submetia e esse infeliz roteiro típico de novela mexicana do tipo: “Vivendo como pobres”.

Este texto de 1 Samuel 2 narra o fracasso familiar que resultou em grandes desgraças, dentro desta história passa despercebido a história do ‘mochileiro machista’.
No contexto histórico do texto bíblico que lemos, a mulher era colocada num plano inferior na estrutura tribal de Israel, infelizmente hoje ainda presenciamos em nossas famílias este tipo de comportamento.

Está história você já conhece. Mas aqui dentro, salta a idéia de pegar carona na benção da mulher e ainda no final do filme sair com o nome nos créditos.
Não vou discutir o merecimento, deixo isso para você meditar.

Vamos lá!

v 19. Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anual.

Todas as ofertas que eram exigidas na lei eram cumpridas por aquele casal, eles compareciam a todos os cultos, tanto com a adoração de protocolo, quanto com um presente especial.
Imagine que todas as vezes que ela ia adorar, encontrava seu ‘voto’ no templo. É possível que Ana olhasse seu filho e se surpreendia com o seu desenvolvimento, e de como o pequeno Samuquinha estava indo bem. - Ah que vontade! Ana tinha de levar o Samuquinha para casa e apertá-lo, e participar da sua vida e crescimento. Não, ela não podia voltar atrás no voto. Pensava.

Ela não participa da educação e do crescimento, uma mãe que não teria lembranças da infância do seu único filho, a não ser nos encontros de ano em ano no templo.

O marido foi na fé da esposa?

Como é triste ver maridos que não confiam na fé da esposa!
Não confiam na força da esposa.
Não confiam na intuição da esposa. Agora com Cristo chamamos de discernimento.
Veja que curioso o texto de Provérbios 31.10-12

10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida
.

a)v10 Reconhece o valor imensurável da sua esposa. Salomão transcreveu este provérbio do Rei Lemuel porque é provável que isso tivesse acontecido com ele. Ele teve 700 mulheres e 300 concubinas e não achou nenhuma mulher virtuosa?!

b)v11 O coração confia na esposa. Marido que é desconfiado e que condena sua esposa a uma vida de privação, não permitindo que ela se socialize e participe da administração dos bens no casamento.

c)v12 Ela faz bem e não mal. O marido que se sente ameaçado com a inteligência, agilidade de pensamento e discernimento da esposa.

Elcana possuía uma fé completamente passiva em relação aos passos espirituais de sua esposa. Se Ana desse o único filho não teria problema, por que ele tinha muitos filhos e filhas com Penina.

Ser estéreo não era a angustia de Elcana, não era a sua luta, não era a sua vergonha! Ele ainda se achava o ‘bonitão da bala chita’ e que valia por 10 filhos. Este cara tinha o ego grande!

Porque me importar com a luta da minha mulher?

Esta auto-avaliação ajuda a mostrar em que nível se encontra em matéria de amor.
Você pode dizer: - Pastor, na cama eu sou um animal! Eu tenho 3 orgasmos numa noite e ainda dou uma casquinha!
Deixe-me dizer algo a você, muitos homens se deitam com prostitutas sem nenhuma ‘grama’ de amor.

Alguns homens possuem o estranho hábito de deixarem suas esposas na periferia de suas conquistas realizações e principalmente dos créditos.

Veja este texto

Juízes 4 30-5, 8

3 Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.
4 Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
6 Mandou ela chamar a Baraque,

A mulher era colocada num plano inferior em Israel e também em alguns relacionamentos de
hoje. Com Débora, a profetiza, não era diferente. Ela julgava Israel, a qualidade carismática era
conhecida, razão pela qual o povo e Baraque foi procurá-la. E como todo bom homem sabe
fazer média, lá foi Baraque fazer o mesmo.

v8 Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.


Você pode entender que Baraque reconhecia a autoridade da profetiza, mas eu entendo que havia outras considerações em seu coração, nós chamamos isso contemporaneamente de ‘politicamente correto’ ou o nome popular a famosa média. A média era simular teatralmente uma co-autoria na conquista da vitória naquele contexto, e Baraque estava disposto a compartilhar isso, deixando Débora ‘posar para foto’ no sentido de levar algum crédito. Ela poderia acompanhá-lo, mas mais como enfeite do que como ‘*amuleto profético’, ou ‘politicamente correto’ escrever ‘*símbolo profético’, ao lado do General Baraque.

Baraque escondia seu machismo.

V9 Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera.

Baraque engoliu seco diante daquela profecia que dizia que ele iria lutar, entretanto quem levaria a honra de dar um ‘xeque-mate’ no inimigo seria de uma mulher.

v17 Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.

Sísera fugiu a pé para despistar e foi para os Queneneus, uma mulher chamada Jael reconheceu o General Sísera e ofereceu esconderijo em sua própria casa.

v19 Então, ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
v20 E ele lhe disse mais: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que, se vier alguém e te perguntar: Há aqui alguém?, responde: Não.
v21 Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele em profundo sono e mui exausto; e, assim, morreu.

Quando o general fugitivo fatigado pela guerra finalmente se achou seguro, dormiu um sono profundo, e a palavra profética de Débora se cumpriu.

Alguns maridos ainda não conquistaram a sua guerra por que seu desejo é o de levar todo o crédito da batalha. É bem possível que a sua guerra está praticamente vencida como a de Baraque, entretanto você só obterá a vitória final quando a cabeça do general inimigo tiver sido arrancada e é presumível que nos planos de Deus esta honra esteja nas mãos de uma mulher, a sua mulher!

Pense nisto, não rejeite este conceito sem meditar nesta possibilidade!

Vamos voltar ao Mochileiro Elcana.

1 Samuel 2.20

20 Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O SENHOR te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao SENHOR. E voltavam para a sua casa.

Elcana era abençoado pela fé de Ana sua mulher “O Mochileiro machista estava agora finalmente sendo flagrado pegando carona na benção da esposa.”
Existem lares que não viraram ‘pó’, graças ao coração de mulheres de oração, se não eram mulheres de oração a provação as transformaram.

V20 O profeta orava assim: “Senhor te dê descendência... “através” ...desta mulher.”

Ficou bem claro neste texto que Elcana seria abençoado e que, veja o texto, seria através “desta mulher’

Dificil dar créditos a esposa

Nem ao menos um crédito Elacana atribuiu a Ana, ele poderia dizer para Eli:
- Olha profeta, eu quero dizer que a idéia de dar o Guri aqui no templo foi da minha mulher e que eu a apoiei! Não ele ficou quietinho só recebendo os créditos
Bom, olhando por esse lado pelo menos ele não impediu, aliás, ele só não impediu porque ele possuía muitos filhos e filhas com Penina.
Existem maridos que são uma verdadeira ‘tranqueira’, como diz um pastor amigo meu é ‘bagaceira!’ O individuo além de não ter compromisso com Deus, ainda faz de tudo para impedir que a esposa desenvolva na fé.
Há maridos mochileiros que não se opõem, porém não incentivam. E se a esposa precisar de um real, ele diz para ela se virar.
Eu como pastor, volta ou outra, preciso ir até estes ‘filhos de Deus’ e pedir para eles investirem na vida das suas esposas! – Irmão, paga o ‘Retiro de Mulheres’ para sua esposa! Irmão dê o dinheiro para sua esposa comprar a roupa do ministério de dança! Irmão permita sua esposa ir ao evangelismo! Como diz a musica “Eu passo Reiva, reiva muita reiva!” (Musica: Eu passo Reiva; Elizeu Culha)

O exato destino da benção

v21 Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.

A palavra de Deus diz que seus filhos não seriam confundidos Romanos 10:11 . Que maravilha, olha como o texto revela o verdadeiro endereço da benção. O escritor sacro descreve no v 20 a cena que ocorreu, sendo Elcana protagonista e recebendo a benção de carona na fé da esposa, agora observe bem, como o mesmo escritor sacro narra o v21 com clareza o verdadeiro destino da benção. “v21 Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu...” O exato destino da benção era a vida de Ana.
É possível que você esteja desfrutando pela proximidade com alguém que é o exato destino da benção de Deus, é como uma pedra na água que provoca onda, você é atingido pela onda, no entanto sua vida não é o epicentro.
Um comentarista diz que a aljava suportaria 5 flechas, responda quantos filhos e filhas Ana teve depois? Cinco é a reposta, então leia Salmos 127.5.
v5 Feliz o homem que enche deles a sua aljava;
Perfeito! Isto é o que Deus é!

Mochileiros de plantão!

Chega de pegar carona na benção da esposa, chega de ser pedra de tropeço para a fé da esposa, chega de fazer média. Agora marido, você compensará o dano causado na alma da sua esposa se esforçando francamente para recuperar todos os momentos que ela perdeu e foi prejudicada e a colocará no seu devido lugar, sendo instrumento para que ela possa desenvolver todo o seu potencial. Permitindo a ela a total participação de todas as conquistas, já que geralmente ela mais participou das suas tristezas sendo sempre o apoio que você precisou.

Como exercício inicial você dará espaço para um diálogo aberto ouvindo o coração da sua esposa. Duvido que ela fale algo diferente do que escrevi aqui. Converse sobre, como Deus mostrou isso a você, e demonstre claramente sua intenção de continuar a crescer como marido.

Um item que não comentei no texto de Provérbios 31 é que aquela mulher dos sonhos de maridos insatisfeitos descrito ali, só foi possível, porque havia um Marido que ajudava sua esposa a corresponder ao chamado de Deus de ser auxiliadora.

Você está preparado para ouvir que você não tem sido lá grande coisa em matéria de marido?

Caso sua esposa disser que você não está tão ruim assim, então é porque ainda falta alguma coisa. Sempre há algo para melhorar.

Aposente a mochila e desfrute das legitimas bênçãos que você mesmo semear.

Um abraço!

Nenhum comentário: