Seguidores

Medindo a minha Estatura

Vamos falar sobre crescimento !

Efésios 4:13

13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Introdução

V 13 “à medida da estatura de Cristo.”

Eu hoje estava rindo de quando eu era menino e a maioria das vezes que minha mãe me pedia para buscar algo para ela, eu acabava me distraindo com outras coisas e dificilmente fazia do jeito que ela me pedia. Lembrei de um dia que ela me pediu para ir ao escritório de um Jornal A Cidade no Centro de Ribeirão Preto e colocar um ‘anuncio’ de uma lanchonete que eles queriam vender. O caminho era simples, depois do colégio, fazer o ‘Anuncio’, pagar e pegar o ônibus de volta.

Mas, a distração levou-me a ter uma idéia! O raciocínio lampejou dentro da minha cabeça como o disparo do flash de uma maquina fotográfica. Veja a minha linha de planejamento.
- Vou pegar o troco, e comprar uma passagem de ônibus e dar um pulinho até a cidade de Bonfim Paulista.

Uau! Que grande idéia! Como diria o pessoal da ‘Corrida Maluca’: - Pé na tábua!

Fui então, feliz da vida, meditando sobre - como eu era esperto e descolado! Planejei uma viajem sozinho, e com troco do Anuncio. Diversão! Liberdade! Sem prestar contas! Uma delicia!
Quando eu chegar, irei surpreender o meu pai e minha e mãe: – Pai e mãe, eu fui sozinho à Bonfim Paulista. Vai ser o máximo!

Quando cheguei à rodoviária da outra cidade desembarquei e fui logo comprar a passagem de volta, antes de desbravar as ruas de Bonfim Paulista e viver meu papel de um Borba Gato da Roça.

Hein! Espera um pouco! Não é possível! Cadê o dinheiro da volta! Meu Deus! Estou literalmente na Roça! Meu lampejo só pensou na ida, e a volta!?
Esta história ainda não terminou! Deixa eu te dizer algo. Hoje graças ao meu crescimento e maturidade, ou seja, pela minha estatura, não faria aquela loucura.

Estatura

Veja em Lucas 19:3 ...procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.

Por que Zaqueu não podia ver quem era Jesus?

Por causa da multidão e por ser ele de pequena estatura. A multidão era o primeiro obstáculo.

Sua estatura era o seu segundo obstáculo.

Minha estatura é o obstáculo para ver, e entender as coisas espirituais.

A minha estatura em Cristo é a medida do quando eu conheço, vivo e experimento de Deus.

A minha ‘estatura’ não era suficiente para dominar a ansiedade motivada por um impulso de ‘fazer o que dá na telha’.

Qual é hoje a sua estatura em Cristo?

Leia este texto de Levítico 21.17-20.

17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém dos teus descendentes, nas suas gerações, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
18 Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de rosto mutilado, ou desproporcionado,
19 ou homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada,
20 ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo esmagado.

( ‘...esmagado...’ Não dá nem pra pensar...Ái, ái, ái... ! Não quero falar sobre testículos esmagados! (risos))

Vamos continuar a falar sobre estatura, é bem melhor.

Leia o verso 20. Anão envelhece, mas não cresce. Pouca estatura, não se chegará para oferecer o pão do seu Deus! Como existem anões espirituais no Reino de Deus! Envelhecem mas não crescem! Só mudam de igreja, como se isso fosse ajudar no crescimento, é uma desgraça, pior que eles, são os pescadores de aquários!

Crescer dói. O processo de crescimento é dolorido. Servir o Pão de Deus. Este serviço não é para qualquer um, é só para homens e mulheres especiais!

Sua família precisa comer do pão vivo senão eles vão morrer! Você precisa comer se não vai morrer!

Curiosamente Deus deixa uma opção para aquele que não quer servir o pão. Ele pode comer o pão.

Altar e o Véu

Levítico 21.21-23.

21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; ele tem defeito; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
22 Comerá o pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o SENHOR, que os santifico.

No verso 22 diz que poderá comer do pão do santíssimo e do santo. Mas, como dizem: A pergunta que não se quer calar! Como este pão virá a sua mão?

É mais fácil viver da vida espiritual dos outros. Alguém com mais estatura vai buscar o pão para você, ou outros vão trazer, mas você nunca poderá chegar ao Altar nem no Véu. Isto significa. Viver das experiências dos outros, ‘viver de favor’, viver de muletas! Isso não incomoda? Não te preocupa? Eu sei que é muito cômodo.

Você nunca poderá ver o que há atrás do Véu. E nunca poderá passar pela experiência do Altar!

O que o altar representa?

O Altar representa um lugar de aceitação, transformação. Caim sentiu a rejeição quando sua oferta foi ignorada. E o sentimento resultante foi o de matar Abel que passou pela experiência do Altar e foi aceito. Infelizmente é comum matar aqueles que passam pelo Altar

A transformação é processada na mente do individuo como a única opção de vida. Não há outro modo de se conseguir aquilo que realmente tem valor. Ser transformado para se parecer com o ser adorado. Nós temos a aparência daquilo que adoramos. É isso que o verdadeiro adorador busca. “Transformação”! Não é possível permanecer na presença de Deus sem ter nascido de novo.


O que o véu representa?

Limite de acesso. O véu representa a separação. O Véu separa, e limita o acesso. O Véu impõe um limite que não pode ser ultrapassado dando acesso ao desconhecido, ou desejado e ao lugar especial que só é possível conhecer se preencher o quesito crescimento ou estatura de Cristo.

Curiosidade. Esta é a causa de muitas descobertas. É claro que curioso para o bem e não para o mal. Isso já dá outra Palavra. Ser curiosos só para o bem! Não ter curiosidade sobre informações da vida alheia ou de fofocas.

O Véu marcava a separação do homem e Deus, sem acesso, sem ver a face de Deus, sem experimentar a Deus, sem conhecer os segredos dEle! Sem desfrutar das coisas de Deus!
Que horrível separado do Pai e sempre necessitando que alguém fale por você! Ir ao Véu é vencer aquilo que por toda vida separou você daquilo que você deseja.

E afinal, como é que voltei para casa?

Naquela história que eu contei no começo, sabe o que foi mais difícil para mim? Foi dizer para
‘alguém’ que podia me ajudar a ‘voltar’ para casa que eu estava sem condições para voltar. Meu orgulho não deixou que eu buscasse ajuda, afinal teria que dizer que aquela brilhante idéia eu a tive sozinho, ou seja. “Eu era o único responsável de estar naquela situação!” Existem muitas situações que nós mesmos procuramos e nos afundamos nelas.

Se eu ligasse para meu pai, ele na mesma hora pegava o seu carro e iria ‘voando’ me buscar. (‘voando’, é uma força de expressão - ele não era o Superman - rs)
Mas eu preferi voltar a pé! Podia ter sido seqüestrado, estuprado, atropelado.

Voltar a pé e devagar e vulnerável não é a melhor opção. Pense na palavra, ‘radical!’ O que ela significa para você? Pois bem, é assim que deve ser. Radical na decisão de voltar, de pedir ajuda e de reconhecer que errou!

Eu voltei a pé até o centro de Ribeirão Preto, e quando cheguei à praça dos ônibus, uma senhora me abordou e disse: - Você é o menino que está perdido?! A descrição que estava na maioria das rádios AMs e Fms da cidade foi o modo pelo qual ela me reconheceu. Aquela mulher tentou me ajudar a voltar mais rápido para casa. Ela disse assim: - Menino seus pais estão loucos atrás de você, eu vou te dar o dinheiro para você pegar o ônibus e voltar para seus pais. Sabe o que eu fiz? Saí correndo! Ainda assim, sabendo disso, eu quis voltar do meu jeito.

O Pai celeste coloca pessoas para promover meios mais rápidos de chegarmos seguros em casa, mas nem assim queremos. Até a volta tem que ser do nosso modo! Como somos difíceis!

E você?

Você está onde Deus queria que você estivesse? Você esta fazendo o que Deus mandou você fazer? Você está crescendo como Deus gostaria que você crescesse? E mais algum lampejo como o que eu tive?

Volte para Deus, reconheça, arrependa-se! Seu Pai virá num querubim para te socorrer! Ele pode voar ao seu socorro!

Salmos 18.10. Leia todo o capítulo se tiver curiosidade.

Um abraço.

Nenhum comentário: