Seguidores

Uma reação diferente !

Essa mensagem não é daquelas que dizemos; "- Que bonitinha!" Mas de dizer ''- Essa é de doer!" Vamos lá!

Lucas 22.15-23

15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.
22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!
23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto.

Introdução

A ceia era um momento de confraternização, mas ali também se revelava propósitos escondidos.

Dessa forma podemos dizer que Jesus é um estraga prazeres! A festa estava tão boa, por que Ele tinha que falar de traição? Porque naquela confraternização alguém tinha um propósito escondido. Por de traz de um gesto aparentemente inocente pode haver propósitos escusos.

Eu ouvi uma história que na idade média as pessoas batiam suas taças de vinhos com o propósito de misturar o conteúdo umas das outras e foi daí que surgiu o nosso Tim-Tim. Por de traz da aparente cordialidade daquela confraternização, de tocar as taças umas nas outras, havia a intenção de se precaver de um envenenamento. Assim o assassino estaria correndo riscos de provar do próprio veneno.

Você pode avaliar e conhecer um pouco das relações humanas simplesmente prestando atenção nas ações e reações.

Ação

É possível planejar a ação com cuidado. Se eu for dizer algo para alguém, posso fazer um ensaio mental deste dialogo, ou seja, posso decidir o impacto que eu desejo de que cada palavra ou frase fará nas pessoas que eu me dirigir. Também posso planejar respostas múltiplas para cada resposta e para o rumo que aquela conversa se mover. Há pessoas que possuem habilidade em responder positivamente a cada situação devido ao preparo e planejamento. Hoje há cursos e muita literatura sobre este assunto.

Reação

Eu não posso planejar a minha reação, pois ela depende do meu estado emocional, minha reação tem maior relação com o que realmente há no meu interior. Se uma pessoa pisa no meu pé, e for um hábito meu de falar palavrão, este sairá com todas as letras. Só depois que passar a dor e a raiva, é que vou meditar na minha reação de ter falado aquele palavrão. Foi uma reação, e teve haver com soma daquilo que não está na superfície da minha existência, mas no oculto. A reação negativa é o resultado da falta de domínio próprio. O que só é conquistado mediante o exercício de autocontrole. Ninguém nasce com domínio próprio, alguns tem maior facilidade porque esta pessoa se convence a fazer o certo.

Discípulos

Veja um pouco destas coisas escondidas observando o conteúdo do verso 24. “Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.”

Você pode dizer: - Como é que pode; Jesus querendo comunhão e a turma discutindo quem vai receber o que!

Aí está a prova do que eu estou te falando, a reação dos discípulos! Provavelmente começaram a discutir alto e a falar raivosamente. Não era o Aramaico o idioma falado e sim o sarcástico! Pedro deve ter pronunciado sua visão da coisa:
– Pessoal como eu fui um dos primeiros e possuo mais vantagens e privilégios neste Reino e...
André não deixou por menos:
- Tudo tem que ser dividido igualmente respeitando a ordem alfabética “A” de André! Eu sou o vice e meu voto é...
Logo cortado por Tomé que dizia:
- Cadê a prova que são vocês que devem mandar mais? Eu tenho uma visão mais objetiva...
João que tinha o apelido de ‘filho do trovão’ disparou!
- Isso é palhaçada, ninguém vai mandar em mim!
Mateus levantou a voz se gabando;
- Não é possível que gente que não sabe nem escrever o nome e fazer contas vai saber dirigir um ministério!
Bom, a discussão foi longe... Até que Jesus interrompe aquela gritaria. “...o maior
entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.” V26.

Podiam ter dormido sem essa!

Muitas vezes eu tenho uma visão distorcida das minhas atitudes, porque sempre embrenhado nelas, há uma boa porcentagem de reação. Isso mesmo! Aquela que eu nem percebo, mas faço! Romanos 7

Este é um dos pontos porque eu posso machucar as pessoas mais próximas. Eu me acho bonzinho, mas as minhas reações machucam e não percebo porque não as planejei e na maioria das vezes não me dou conta disso.

Há uma distância entre nossas palavras e nossas ações. Como se fosse uma grande descoberta isso que estou te falando. Você mesmo já deve ter dito isto para alguém.

O que devo fazer quanto a isso?

Será que choramos ou covardemente dizemos: - Nunca o conheci!

Na mesa havia doze, mas na crucificação só um!

Jesus disse que eles estavam juntos nas tentações, mas não nas provações v28 “ Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.”

Não preciso explicar a diferença, ou é preciso? Tudo bem, vou explicar.

Tentação é a posição que o diabo tem de fazer você cair. E a provação é a posição que Deus tem de fazer você crescer! (Como diz meu tio Zé: - É igual, mas é diferente!)

Jesus esperava uma reação diferente a aquela que costumeiramente eles teriam. Eles duvidavam, eles dormiam, eles negavam, traiam e fugiam! Que turma hein!? Nada parecido com aquilo que os lideres e pastores enfrentam com seus ‘discípulos’! Se você é pastor sabe do que eu estou falando! Se não, pergunte ao seu pastor se você já fez algo parecido!

Jesus espera uma reação diferente!

Acolher ao invés de rejeitar!
Compreender ao invés de julgar!
Amar ao invés de criticar!
Se calar ao invés de comentar!
Cooperar ao invés da indiferença!
Obedecer ao invés de manipular!
Adorar ao invés de murmurar!

Uma reação diferente!

Num sábado a noite chegou em casa o motoboy da pizzaria. Hum! Com dois pets de coca-cola e duas pizzas. Uma de portuguesa e a outra mussarela com rodelas de tomate. Eu disse para o entregador que não era aqui, que era um engano e ele deveria procurar o endereço certo!
Ele disse que era para Ricardo e Dayse e que já estava pago! Não podia ser um engano! Não seria possível existir outro Ricardo e Dayse! Uma coincidência? Exatamente as pizzas que a família Corrêa gostava.

Comemos aquelas pizzas e desfrutamos das ‘coquinhas’ geladinhas com a enquete; - Quem será que mandou? Será que é fulano? Será que sicrano?
Meu filho afirmava: - Pai com certeza é beltrano!
Ficamos dias sem saber! A curiosidade era muita, pois os detalhes nos inquietavam. Nossas pizzas preferidas, e a coca... Não precisa nem falar!

No fim eu descobri que a pessoa que foi decisão unânime na enquete e que seria IMPOSSÍVEL ter uma atitude destas... Foi a que enviou as pizzas! UM ZAQUEU !

Ele teve uma reação completamente diferente! Ele depois me explicou que o Espírito Santo falou na sua mente quando estava na pizzaria fazendo um pedido para sua família: - Compre uma portuguesa e uma mussarela com tomates para a família do pastor Ricardo. Preste atenção no detalhe, mussarela com tomates! Eu digo com “bastantes tomates” este é o meu pedido!

Uma história de um escorpião que queria atravessar um rio.

O escorpião então pediu para que o sapo o ajudasse, e o sapo explicou que não o ajudaria, pois temia ser “ferroado pelas costas”. Escorpião jurou de patas e garras juntas que não faria isso pelo motivo de que eles podiam se afogar juntos. O sapo pensou nesta lógica e concordou. Já no meio do rio sentiu uma ferroada nas costas e já afogando junto como escorpião perguntou por que ele havia feito isso e que agora os dois iriam morrer. O Escorpião se debatendo e se afogando exclamou! “Me desculpe sapinho...“é a minha natureza!””

Jesus quer transformar a sua natureza! Isso fará com que sua “reação” seja como a dEle tem sido! Sempre uma reação de amor a ofensa que diariamente fazemos contra Deus.

Surpreenda Jesus agora! Tenha uma reação diferente a habitual! Uma reação diferente a indiferença ao clamor do coração de Deus que diz: Enchei-vos do Espírito!

Tenha uma reação diferente a reação negativa e que delata o que verdadeiramente há em seu interior!

Uma reação diferente a aquela que habitualmente se tem!

Jesus naquela ceia e que era a sua última, desejava um ambiente de amor, cumplicidade, consolação e talvez fosse isso que Jesus esperava dos seus discípulos depois de tanto tempo juntos. Mas o que houve foi uma grande decepção com eles. Mas, Jesus não os tratou conforme mereciam, Jesus também não nos trata segundo merecemos. Jesus teve uma reação que revela sua natureza. Ele disse a eles que confiava e que daria uma posição de honra a cada um! V29 e 30. Esse é o Deus que eu sirvo!!

O que você acha que os discípulos mereciam após esse papelão na ceia? – Cambada! Vocês estão demitidos! Tipo aprendiz! Sim! Eles mereciam isso! Só que Deus é misericordioso com a minha miséria e com sua miséria! Como é que você gostaria de ser tratado depois que percebesse que fez um papelão daqueles ou pior? MISERICÓRIA, deve ser a sua resposta! Então? Não fazemos nós o mesmo que os discípulos na mesa, indignados que uns se acham maiores que outros? E reivindicamos nossos direitos acima dos direitos dos nossos ‘igualmente filhos de Deus’?!

E aí, vamos ter uma reação diferente?

Este é o Caminho da Adoração...

Um abraço!

Nenhum comentário: