Seguidores

É melhor serem dois do que um

Eclesiastes 4.9-12.
9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11 Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.


Três adversidades inevitáveis que enfrentamos.

a) Queda
b) Frieza
c) Ser dominado, refém, de sentimentos de ódio, ressentimento, de dívidas, de palavras etc.

Queda

Qual de nós, pobres mortais, não lambeu a pó do chão depois de um forte golpe?
Na maioria das vezes, nós mesmos causamos nossa queda, não é difícil cair, é mais fácil cair do que ficar de pé. Quedas são inevitáveis quando andamos na margem da fé desejando andar com Deus e de braços dado com o diabo, ou quando uma pequena área da nossa vida ainda não foi dominada pelo Espírito de Deus, isso já o suficiente para cairmos e experimentar o gosto do pó da terra. Prostrado, Humilhado, contrito, abatido, vencido


Frieza

Isso é mais fácil ainda! Nossa natureza carnal nega ser dominada e leva pensamentos e argumentações a nossa mente todas as vezes que sentimos que seguir a Cristo é preciso esforço.
Quantas vezes você forjou uma desculpa para se convencer a não ir ao culto, dar o dízimo, jejuar, orar, vigília, abraçar um serviço no ministério, ajudar um irmão e Etc. Eu conheço tantas desculpas que dá pra escrever a “Enciclopédia do Embaçado”. Embaçado é uma gíria referente a pessoas que são... Embaçadas! Para tudo ela tem uma desculpa, não vou descrever nenhuma fique só com aquelas que você habilidosamente já desenvolveu, elas são suficiente para você fazer inveja ao gelo.

Ser dominado

Isso é dolorido, quantos de nós hoje não estamos experimentando o cativeiro espiritual e emocional. Quantas úlceras, dores de cabeças, cânceres e envelhecimentos adquirimos sendo refém de sentimentos que estão dentro de nós como o ódio por alguém, sentimento de paixão descontrolada, ressentimento, mágoas e dividas.

O lado positivo destas mesmas idéias

Se prostrar diante Deus é diferente que perante os problemas. Eu me prostro, me humilho, Contrito o meu espírito, deixo Deus me abater e dominar as minhas vontades, quero e deixo ser vencido pelo Espírito Santo.

Se humilhar diante de Deus. 1 Pedro 5:6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,

Atitude que Deus valoriza no homem. Salmos 51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.


Estratégia de uma vida a dois

Eu e minha esposa profetizamos em nosso casamento este texto estrategicamente colocado no convite do nosso casamento, :V9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga (retribuição, recompensa) do seu trabalho.

A solidão é contra o pensamento de Deus, Deus viu o homem no jardim e disse; “não é bom que o homes esteja só”. Gênesis 2:18


Êxodo 18:14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?

1 Reis 19:13-18 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.


Marcos 14:32-33 Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia.

Um pensamento antagônico

Existe um ditado assim; “É melhor só do que mal acompanhado”. Este ditado saiu da bíblia veja.

Amós 3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

Gênesis 13:8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.

Se impressione com isto!

Eclesiastes 4.9-12. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

É mais fácil levantar com um apoio. Lembre-se de quantas situações você enfrentou e que alguém foi seu apoio, suporte. E também de quantas situações em que você foi o suporte para alguém.


Eclesiastes. 4.11. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?

Adversidades que achamos que nunca vamos enfrentar, a ‘Frieza do amor ’, “Frieza da fé da esperança e das promessas’. Dificilmente os dois se esfriam juntos, se isso acontecer é o resultado de muita negligencia. Provérbios 18:9 Quem é negligente na sua obra já é irmão do destruidor.

Ecliastes 4.12. Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

Outra adversidade inevitável; a de ‘alguém ambicionar prevalecer contra você. ’
Cordão de três dobras! “Você” sua “companheira” e “Deus!”. Ou junto com alguém que possui o ‘mesmo’ espírito, disposição, objetivo e o mesmo Deus!

Três adversidades inevitáveis que enfrentamos.

d) Queda
e) Frieza
f) Ser dominado, de sentimentos, de coisas, refém de dívidas,

Se estivermos debaixo desta palavra, a de “serem dois é melhor que um”, o milagre da terceira dobra se manifestará e este cordão não se arrebentará.

Um abraço!

Um comentário: